Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Isaac With a Book

Isaac With a Book

As Crónicas de Gelo e Fogo | Edição Especial

Uma estante repleta de capas duras e iluminuras mediavais

13.09.24 | Isaac Barradas

Recentemente decidi voltar ao mundo de Westeros e reler "As Crónicas de Gelo e Fogo" e tenho de admitir que estou a adorar reler cada página.

Mas na verdade o que me faz escrever é mais do que esta vontade súbita. É a razão pela qual esta vontade surgiu: a edição especial limitada da saga.

_ICB6248.jpg

Há uns dias, numa ida ao supermercado, deparei-me com um topo que dava o seu melhor por destacar esta edição limitada. Perdido entre o corredor das promoções e o da livraria, ali estava. Se a coleção completa já se destaca por si só, vê-la na secção de livraria do Continente foi ainda mais surpreendente. Dificilmente encontro algo para alguém com os meus gostos e há muito que me conformei com isso. Para mim o supermercado não é o lugar ideal para comprar livros além dos aclamados novos lançamentos. Mas neste caso, nem mesmo as livrarias foram o lugar certo.

Não os comprei naquele dia. Embora só tivesse o primeiro volume de um edição da altura da estreia da primeira temporada na TV, o gasto era relativamente alto e eu sou daquelas pessoas que gosta de ter tudo direitinho. Não ia comprar apenas o primeiro volume e correr o risco de não encontrar os restantes.

_ICB6240.jpg

Os livros, organizados por volumes de capa dura e sobrecapa trabalhada com detalhes que remontam às iluminuras da idade média ficaram-me na ideia. O aspeto da encadernação é, sem dúvida o resultado de planeamento e design de quem adora este tipo de literatura. Cada livro tem a capa de cor diferente e na frente o orgulhoso símbolo de cada casa da história. O marcador destacável foi substítuido pela fita, dando-lhe um aspeto ainda mais medieval, se é que era essa a ideia.

_ICB6249.jpg_ICB6242.jpg

Surpreenderam, como já disse, pelo claro planeamento , dedicação e paixão colocados nesta reedição. Não me pareceram só mais um edição a querer tirar proveito de algum entusiasmo momentâneo. Pareceram-me uma coisa pensada para os verdadeiros leitores. Para os que verdadeiramente tiram prazer da leitura e que gostam de enbelezar as suas estantes com este tipo de edição.

_ICB6244.jpg

A vontade de relê-los foi crescendo silenciosa até que dei por mim em pesquisas no google sobre esta coleção. Reconheço que, acima de tudo, foi um capricho meu. Achei que ficariam bem na minha estante e não me enganei.

As minhas buscas levaram-me ao site da editora, a Saída de Emergência. Já tinha visitado pelas habituais paragens (Bertrand, Wook, Fnac e até a Worten) quando me deparei com o que a editora oferecia: Os mesmos livros, diretamente da fonte, com 40% de desconto sobre o seu preço original. Encomendei os dez volumes e chegaram dois dias depois. Foram diretos para a estante, à excepção do primeiro, que ficou na secretária para começar a ser lido nessa mesma noite.

_ICB6243.jpg

Permitam-me terminar dizendo que com este post só pretendo deixar o meu agradecimento e reconhecimento à Saída de Emergência pela dedicação a este tipo de litrarura. Digo também, esperançosamente, que espero que publiquem os últimos livros, quando forem lançados com este mesmo formato.

Deixo aqui o link do o site da editora para quem procura embelezar a sua estante. Basta criar conta e encomendar.

 

Até já e boas leituras.

Isaac Barradas